Se você já escutou a expressão “nada cai do céu”. Então, vai entender o que pensamos sobre planejamento. A verdade é que assim como todas as nossas maiores realizações, ir morar fora do Brasil também requer dedicação e tempo. Independentemente da duração do tempo escolhido para viver no exterior será preciso planejar a vida pessoal e financeira. O Rodolfo Pires conta nesse episódio como ainda no Brasil se preparou para morar em Portugal.
O Rodolfo cursava o quarto ano do curso de Direito quando decidiu chutar o balde e largar tudo para fazer Gastronomia. Muitas pessoas não conseguiam entender muito bem esses planos. Mas, para ele, tudo fazia sentido: a paixão pela culinária não seria apenas uma realização, mas parte dos planos de morar no exterior.
Foi assim que nos conhecemos, no curso da Escola de Gastronomia em Porto Alegre. Já na primeira aula, o motivo dele estar ali me chamou a atenção—o curso era parte do seu planejamento de ir morar no exterior. Em meio a verduras descascadas, horas de redução de caldo, provas de receita e muito chão para varrer e cozinha pra limpar; construímos uma amizade.
Acompanhei, virtualmente, ele e a esposa desde o planejamento à realização do objetivo e dá uma alegria ver que um projeto de longo prazo se realizou. Vem ouvir como foi que eles conseguiram morar em um dos países mais legais da Europa, a Holanda!