Geralmente aprendemos um novo idioma devido à necessidade ou pelo prazer de aprender algo novo. Quando turistamos em um país é até divertido arriscar uma conversa com o nativo, mas quando se trata de viver nesse outro país a coisa muda! A Isis Aquino veio conversar com a gente sobre o momento em que o segundo idioma passa a ser o centro das atenções e como falar um outro idioma mexe muito com quem somos!
Fazia pouco tempo que eu tinha voltado da minha primeira experiência morando no exterior e eu não queria perder a fluência no inglês que eu tinha obtido depois de um tempo morando na Inglaterra. Por conta disso, comecei a ter aulas com a Isis semanalmente. E que surpresa a minha descobrir que a melhor professora de inglês que eu poderia ter estava na mesma cidade que a minha e não do outro lado do oceano.
Eu aprendi muito mais que regras e pronúncias. Lembro que cheguei no primeiro dia de aula dizendo que eu queria tirar qualquer vestígio de sotaque brasileiro. E acho que foi por conta disso que a Isis me ensinou tanto a importância do meu sotaque.
Essa situação demonstra muito quem a Isis é: uma pessoa que valoriza a cultura e a identidade. E que sorte a minha poder estudar um idioma tendo essa visão de que minha cultura faz parte da minha pronúncia.
Para quem não se reconhece falando outro idioma, o episódio da Isis está especial e corre para escutar porque vale muito a pena.